top of page
  • Foto do escritorViviane Silva Gomes

Nome negativado INDEVIDAMENTE? Saiba quando é possível requerer uma indenização!!



Ter o nome negativado traz sérios problemas, não é? Imagine quando essa negativação é indevida!!


Pois é!! Ter o nome negativado traz diversos problemas, como ter seu CPF inserido em um cadastro de maus pagadores, dificuldade em obter empréstimos bancários, cartões de crédito, crédito imobiliário, redução significativa do Score (percentual que indica quais as chances de um determinado perfil pagar as contas corretamente nos próximos 12 meses), juros altos associados ao seu perfil e pontuação do Score, entre outras.


Sem dúvida é uma questão bem constrangedora, não é?


Mas, você sabe quais são os principais fatores que levam a uma negativação indevida?


Saiba que é comum ocorrer a negativação indevida, os casos mais relatados são: (1) Fraude, uso indevido de documentos; (2) Cobranças por serviços não contratados ou com cobrança acima do combinado; (3) Dívida paga.


Ressaltamos que, NEM TODA A NEGATIVAÇÃO GERA DIREITO A INDENIZAÇÃO, é preciso analisar o caso real!!


Contudo, é possível pleitear uma indenização quando se consegue comprovar que a negativação gerou danos patrimoniais e/ou extrapatrimoniais. Um exemplo é quando o consumidor em virtude da negativação deixa de obter um financiamento ou quando, é humilhado por cobranças indevidas, inclusive por ligações em seu emprego ou à parentes, ou seja, situações vexatórias e constrangedoras que ofende a imagem do consumidor.


A cobrança indevida pode gerar ainda, o dever de reparação ao pagamento em dobro, isso significa que quando o consumidor realiza o pagamento de valor indevido, o mesmo pode requerer a devolução em dobro.


Gostou desse post, então curta e comente.


Dúvidas, nos chame no Direct!!


GOMES MEDEIROS ADVOGADOS

📲 - (19) 98820-9104

🖥 - www.gomesmedeiros.com.br

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page